Coisas de outros tempos

Depositório de imagens (e alguns textos) de coisas várias

sábado, abril 22, 2006

Revistas de música 2: Música & Som

Com o primeiro número editado a 11 de Fevereiro de 1977, tendo uma periodicidade quinzenal (era publicada às quintas-feiras), e passando mais tarde a mensal, a revista Música & Som tinha redacção sediada em Lisboa, sendo seu director António Luís de Mendonça, e um corpo redactorial onde se incluíam nomes como A. Amaral Pais, A. Duarte Ramos, que foi posteriormente director e que hoje possui um site com o mesmo nome da revista, João David Nunes, Jaime Fernandes, José Niza, entre outros, sendo muitos destes nomes personalidades conhecidas no panorama musical português, com ligações à rádio, o que augurava à publicação alguma qualidade nos textos e na cobertura das reduzidas iniciativas que iam tendo lugar no país, colmatando uma lacuna na temática a que se dedicava, já que pouco mais havia que se dedicasse exclusivamente à música, à excepção do Mundo da Canção, que saía para as bancas com uma periodicidade irregular.

Para além dos artigos dedicados a músicos, álbuns ou programas musicais na televisão, crítica de discos, possuía rubricas de cariz mais técnico, apresentava ainda algumas letras de músicas e um poster nas páginas centrais (que no verso chegou a apresentar um top de discos, a cores, com reproduções das respectivas capas).

A propriedade de Música & Som estava registada em nome de Diagrama - Centro de Estatística e Análise de Mercado, Ldª, e durou dez anos, extinguindo-se em 1987. Chegou a ter uma publicação complementar, intitulada Top Música & Som, entre 1978 e 1979. A partir do número 113, alterou o título para Video música e som.

Nesse primeiro número, a sua tiragem era de 30 mil exemplares, descendo para os 25 mil no quarto número.



Reprodução da capa do número 1 de Música & Som, datado de 11 de Fevereiro de 1977

Reprodução da página 3 do número 1 de Música & Som

Reprodução do verso do poster incluído com o número 1. CLIQUE PARA AUMENTAR.>

Reprodução da capa do número 2 de Música & Som, datado de 24 de Fevereiro de 1977.

Reprodução da capa do número 3 de Música & Som, datado de 10 de Março de 1977.

Reprodução da capa do número 4 de Música & Som, datado de 24 de Março de 1977.


Etiquetas: , , ,

|