Coisas de outros tempos

Depositório de imagens (e alguns textos) de coisas várias

sábado, fevereiro 11, 2006

A Gillette


Uma das grandes invenções de carácter mais prático para os homens (e de que muitas mulheres também se apropriaram), foi, sem dúvida, a Gillette. A sua patente foi registada e atribuída a King Camp Gillette a 15 de Novembro de 1904.

O seu inventor havia sido caixeiro viajante após o Grande Incêndio de Chicago de 1871, e a ideia de um dispositivo de barbear com lâminas descartáveis, baratas e que garantissem segurança aos seus utilizadores surgiu-lhe em 1895, enquanto se barbeava, conta a história, com uma navalha de barba que possuía uma lâmina pesada, perigosa, e que necessitava de ser frequentemente afiada numa tira de cabedal.

Durante anos, Gillette debateu-se com especialistas, que lhe garantiam que não seria possível fabricar uma lâmina de aço que, além de resistente, fosse suficientemente fina e barata para obter sucesso no fabrico em série. Mas, em 1901, um recém licenciado pelo MIT, de seu nome William Nickerson, concordou com Gillette em tentar fabricar tal material, o que só se veio a concretizar em 1903. A partir daí surgiu a American Safety Razor Company, logo depois renomeada Gillette Safety Razor Company, em honra ao seu inventor, sediada em Boston, e as suas vendas começaram a aumentar gradualmente. Durante a Primeira Guerra Mundial, o goveno norte-americano abasteceu as suas tropas com três milhões e meio de máquinas e trinte e dois milhões de lâminas, garantindo assim um sucesso estrondoso destes dispositivos. Uma das suas mais famosas concorrentes, a Schick, patenteada por Jacob Schick, só surgiria nos anos vinte.






Etiquetas: ,

|