Coisas de outros tempos

Depositório de imagens (e alguns textos) de coisas várias

quarta-feira, janeiro 25, 2006

Propaganda em Portugal 4: Boletins de informação


Como elemento indispensável do esforço propagandístico de guerra, a Embaixada Britânica em Lisboa publicava um Boletim de Informações que, por um lado, publicava notícias sobre o decorrer da guerra e, por outro, relatava as experiências domésticas de resistência face às adversidades.

Este boletim era escrito à máquina e policopiado, em folhas de dimensão do antigo papel azul de 35 linhas, sendo editado pelos Serviços de Imprensa da Embaixada de Inglaterra em Lisboa, destinando-se, sobretudo, às entidades oficiais e aos órgãos de comunicação. Desconheço quantos números foram publicados durante todo o conflito, nem encontrei qualquer referência aos mesmos numa pesquisa na base de dados da Biblioteca Nacional.







Do lado alemão, publica-se aqui um Boletim Cultural de Informações, "fornecido gratuitamente à imprensa pelos Caminhos de Ferro Alemães", igualmente escrito à máquina e policopiado, e com dimensões praticamente idênticas às acima mencionadas.

O seu conteúdo é mais prosaico, pretendendo dar uma imagem de normalidade do quotidiano na Alemanha, com referência aos meios de comunicação, às actividades desportivas, ao problema do tabagismo, tão em voga nos tempos actuais, e que era tão motivo de preocupação na altura para a ditadura nazi como parece ser para as autoridades democráticas dos dias de hoje.




Pormenor de um artigo publicado no boletim anterior

Etiquetas: , , ,

|