Coisas de outros tempos

Depositório de imagens (e alguns textos) de coisas várias

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Propaganda em Portugal 1

O Secretariado da Propaganda Nacional (SPN) foi fundado em 1933, tendo ficado directamente sob a alçada do Presidente do Conselho de Ministros, Oliveira Salazar, que escolheu para o dirigir António Ferro, sendo um dos primeiros organismos criados pelo Estado Novo.

Mais tarde, em Fevereiro de 1944, este é extinto, para o que é criado o Secretariado Nacional de Informação, Cultura Popular e Turismo (SNI), ainda sob a direcção de António Ferro e mantendo a mesma dependência do Presidente do Conselho.

Era sua função integrar a população no «pensamento moral que deve dirigir a Nação», afectando a esta estratégia uma boa quantidade de recursos e de artistas, de que vale a pena destacar Almada Negreiros, entre outros, que deviam integrar a história de Portugal, o folclore e a arte popular em todas as manifestações de propaganda do regime, associando-se-lhe ainda, na sua nova dimensão, uma vigilância face a manifestações culturais que não estivessem de acordo com este pensamento, e a consequente repressão dessas mesmas manifestações.

A este organismo se associou a Exposição do Mundo Português de 1940, quando grande parte da Europa se encontrava mergulhada num conflito generalizado, e Portugal era um oásis para a espionagem internacional e para a disseminação de todo o tipo de propaganda, desde a nazi até à dos aliados. Em futuros posts iremos aqui deixar alguns exemplos, sob a forma de postais, edições e boletins publicados durante a II Guerra Mundial.

Ao governo de Portugal interessava contentar o seu histórico aliado, a Inglaterra, mas também os alemães e os seus parceiros de coligação, os italianos, com cujos regimes e líderes Salazar simpatizava. Mas era a imagem de Portugal que interessava preservar e enaltecer, o seu império colonial, o seu modo de vida antiquado e rural, os «valores tradicionais», para o que contribuía certamente o atraso cultural e o analfabetismo de que ainda hoje continuamos a sofrer as consequências.

Aqui ficam alguns exemplos de postais publicados como propaganda ao império português e ao inequívoco apoio prestado à Alemanha nazi.





Verso do postal anterior

Pormenor do verso do postal




Etiquetas: , ,

|