Coisas de outros tempos

Depositório de imagens (e alguns textos) de coisas várias

domingo, março 27, 2005

As revistas «Colóquio»


A Colóquio, revista de artes e letras, editada pela Fundação Calouste Gulbenkian, teve o seu primeiro número publicado em Janeiro de 1959, dirigida por Reynaldo dos Santos, Hernâni Cidade, Bernardo Marques, e Leonardo Matias, terminando no número 61, de Dezembro de 1970, sendo de publicação bimestral.

Numa fase posterior, deu origem a duas revistas, a Colóquio Artes, sob a direcção de José Augusto França e a Colóquio Letras, dirigida por Hernâni Cidade e Jacinto do Prado Coelho. A Colóquio Artes publicou o seu número 1 a Fevereiro de 1971, tendo o último, o número 111, sido de Outubro-Dezembro de 1996. A Colóquio Letras publicou o seu primeiro número em Março de 1971, tendo o último publicado sido o 161/162, de Julho-Dezembro de 2002, apresentando uma publicação trimestral.

Em 1988, surgiu a revista Colóquio Ciências, sob a direcção de João Andrade e Silva, com uma periodicidade quadrimestral, sendo o último publicado o número 25, de Maio de 2000.
Todas estas revistas tiveram - e continuam a ter - um papel fundamental na investigação cultural em Portugal, muito embora a irregularidade com que passaram a ser publicadas lhes tenham retirado algum do fulgor que outrora tiveram.




Image hosted by Photobucket.com

Image hosted by Photobucket.com


Etiquetas: , ,

|